Notícias
Sobrado atinge índice de 80,9% em fluência de leitura com alunos do ensino fundamental
Por Assessoria Prefeitura Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2026
Os alunos do segundo ano do ensino fundamental de Sobrado atingiram o índice de 80,9% na avaliação de fluência em leitura, conforme dados do Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba (SIAVE/CAEd).
No processo de avaliação, os alunos considerados fluentes saíram do desempenho de 21,3% na avaliação de entrada para 80,9% na avaliação de saída.
O índice positivo reflete investimentos aplicados pela gestão pública municipal, considerando a pactuação com programas estaduais e nacionais, como o Alfabetiza Mais Paraíba e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Ao todo, 89 alunos foram avaliados nesse processo. “A educação de Sobrado avança com o esforço coletivo das equipes escolares, dos professores e da gestão. Tudo isso, é claro, também aliado aos investimentos certos. Em dois anos, a fluência em leitura cresceu a um nível satisfatório e vamos continuar investindo”, disse Márcia Valéria, secretária de Educação.
Inclusão escolar
Ainda de acordo com os dados, a participação de alunos na avaliação chegou ao percentual de 98% no ano de 2025. Neste contexto, o percentual também é avaliado de forma satisfatória, considerando a inclusão escolar trabalhada pelos professores em salas de aula, além de outras atividades de acompanhamento sistemático que buscam fortalecer a ação de alfabetização na idade certa.
A avaliação de fluência em leitura considera diferentes dimensões do desenvolvimento do leitor, como velocidade de leitura (palavras por minuto), precisão (acertos e erros) e prosódia (entonação e ritmo). A partir da leitura de textos e palavras-chave, os estudantes são classificados em níveis de desenvolvimento, pré-leitor, iniciante ou fluente, o que permite orientar intervenções pedagógicas mais assertivas, complementando o processo de alfabetização e a compreensão de textos.